sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DV: Óculos de sol

  Qual modelo escolher para o seu tipo de rosto? 

Tchucas de plantão, o verão esta chegando e a moda dos óculos também.
Mais antes de falar literalmente de moda, vamos falar sobre os óculos adequado para nosso tipo de rosto.
Aprendi muito na pesquisa sobre esse assunto, eu colocava óculos e escolhia aquele que me agradava agora sei o quanto é importante fazer uma boa escolha para não pagar mico. Espero que possam aproveitar o Post.
Além de um modelo estiloso, é muito importante escolher óculos que sejam proporcionais ao tamanho do rosto. As linhas retas favorecem rostos redondos e os óculos arredondados são perfeitos para rostos quadrados. Há quem goste de ousar e até fugir da regra, mas uma boa ajuda na hora de escolher um par de óculos é o teste do espelho. Além das dicas abaixo, o que vale mesmo é o bom senso!
Cada formato de rosto ganha harmonia e equilíbrio com um determinado tipo de armação. As sugestões são básicas e você pode ousar para criar combinações mais inusitadas.

O Rosto em si
As linhas do seu rosto são extremamente importantes, preste atenção.
Sobrancelha: O ideal é a parte superior dos óculos delineando o movimento natural das sobrancelhas.

Nasal: É à base do conforto. O tamanho da ponte deve encaixar perfeitamente no nariz, não devem comprimir, para não deixar marcas sob a pele, escolha peças leves, só assim vai evitar problemas sérios, como o câncer de pele, com o uso contínuo.

Centralização: Os olhos devem estar no meio da armação, criando uma perfeita harmonia.

Tipos de Rosto

Redondo: Geralmente, a largura desse tipo de rosto é igual ao seu comprimento. Modelo geométrico e com lente clara. As melhores armações são as quadradas porque as linhas retas criam a ilusão de que o rosto é mais anguloso. As armações certas podem fazer com que este tipo de rosto pareça mais longo e fino. Para tal, devem ser da mesma largura ou saírem um pouco dos limites da face. Prefira linhas retas ou semi-retas, pelo fato de suavizarem e alongarem o rosto.



Quadrado: Com a testa, maxilar e maçãs na mesma largura.
Se você possui o rosto quadrado e quer usar óculos quadrado, procure modelos de “cantos” arredondados ou em formato oval. Modelos totalmente redondos ou arredondados apenas nas laterais suavizam as linhas da face. Este tipo de rosto é caracterizado por testa e queixo largos e maxilares salientes. O rosto é por si já muito forte, por isso fuja das armações redondas. Prefira aros com os cantos retangulares e lentes com corte de nylon (sem armação em baixo) para suavizar o rosto

Triangular: Segue as linhas do rosto oval, sendo um pouco mais estreito no queixo e a testa mais larga. As armações mais estreitas e arredondadas vão corresponder às opções mais adequadas. Evite modelos mais largos do que a testa e procure modelos com armações finas ou sem armação. Se preferir óculos que durem cinco ou seis anos opte por uma armação que não passe de moda, preferindo o preto ou o, castanha-tartaruga.
Outra opção para o rosto triangular são os de armação grande, desde que as lentes sejam degrade.

Oval: Quase todos os estilos resultam com um rosto oval. As armações ligeiramente redondas e de dimensões grandes ficam bem. Rosto oval combina com qualquer formato de armação, porem, convém optar por um modelo não muito largo, apesar da tendência, para não sair do rosto. Está livre para escolher qualquer modelo. Seu rosto não põe em evidência testa, queixo ou maxilares.



As Cores
A cor da pele e dos seus cabelos interfere na escolha da cor da sua armação, portanto contraste!
Loiros: Tons escuros e coloridos, armações douradas.
Moreno: Todas as cores caem bem.
Negros: Tons âmbar, armações em metal preto, envelhecido.
Ruivos: Tons pretos, vinho e vermelho "Ferrari”.

Estatura, Peso e etc.
Baixa
As pessoas de estatura baixa devem ter muito cuidado na escolha dos seus óculos, pois senão, os mesmos vão se tornar verdadeiros “elefantes” no rosto, deixando sua aparência mais carregada, dando a impressão de que você está escondida dentro deles. Os modelos adequados são os menores deixando o rosto livre, muito mais suave. As cores podem ser exploradas, enquanto os formatos devem acompanhar as linhas do rosto. Peças muito grandes e exóticas vão te deixar ainda menor.

Alta
Este tipo físico já pode explorar peças maiores. Uma pessoa alta tem a seu favor a sua postura esguia que favorece totalmente um visual mais glamouroso. Por isso arroje nos tamanhos, nas formas.

Gordinhas
As pessoas mais “cheinhas” devem se preocupar para que os óculos não fiquem muito pequenos no rosto, principalmente nas laterais. As hastes dos óculos precisam estar adequadas às têmporas, pois normalmente formam marcas profundas, como “canaletas” na pele. Além de causar ferimentos, provocam dores de cabeça, cansaço, desconforto. O rosto por ser mais largo, como as bochechas são mais salientes, caia de cabeça nas armações que afinem o rosto.

Magras
As magrinhas, geralmente são pessoas com traços delicados, portanto modelos leves, sem muito aplique, “clean” seriam o ideal. Os óculos não podem pesar, eles devem compor o look, proporcionando leveza no seu visual, visto que este tipo físico geralmente possui rosto também magro, a maçã do rosto tem traços mais acentuados.

Franja
As mulheres devem tomar muito cuidado com a escolha da peça, para não acontecer de "amassar" a franja, na hora de vestir os óculos. Desta forma não escolha óculos muito altos, que cubram as sobrancelhas, o apoio do nasal neste caso, é ainda mais importante, pois este apoio é que interfere para que os óculos não levantem no rosto, chegando a dar uma distância péssima entre o rosto e a armação e por conseqüência ultrapassem a franja.

Nariz
É ele quem equilibra os óculos durante todo o dia. “Um óculos que incomoda no nariz é pior do que sapato apertado”, brinca Giannini. O cuidado especial fica por conta daqueles que têm o nariz, digamos assim, protuberante. Segundo Giannini, quem tem o nariz um pouquinho maior que o normal deve escolher armadura com ponte baixa (ponte é o arco que se apóia no nariz) e de cor clara. “O arco de cor escura ressalta ainda mais o nariz”, comenta.

Sobrancelhas
As sobrancelhas são responsáveis por grande parcela de nossa expressão e, por isso, nunca deveriam ficar escondidas pela armação dos óculos. As sobrancelhas ficam sempre aparentes e as armações devem ficar cerca de três milímetros abaixo delas.
Cores de olhos, cabelos e pele: os discretos devem escolher óculos com armação de tonalidade próxima à da pele. Os mais ousados podem apostar nos contrastes e brincar com as cores. Você também pode combinar a cor dos óculos com a cor de olhos ou cabelos.
Personalidade
Aos extrovertidos tudo é liberado e toda ousadia é permitida. Para os tímidos, apenas modelos clássicos e cores suaves. Um óculo de cor forte, escolhido aleatoriamente pode incomodar o tímido, piorando assim o seu problema ocular por falta de uso.

Dica
A armação nunca deve encostar-se ao rosto.
•        A regra de escolher os óculos com base no formato do rosto (oval, quadrado, redondo, comprido) é um equívoco. Um rosto de formato oval, por exemplo, pode ter outras subdivisões como oval pêra, oval maçã, e assim com os demais formatos. Por isso, achar que basta saber o formato do rosto para escolher o modelo de óculos não é correto.
•        Tão importante quando a moldura dos óculos é a lente. Alto grau de miopia requer lentes mais grossas, o que pesa um pouco no visual. É preciso “jogar” com esses elementos. Um óculo de grau forte, não pode ser muito grande, por exemplo.
•        Existem muitas grifes famosas de óculos, algumas bem caras. Todas elas são muito boas, mas é bobagem comprar óculos por causa da marca. A grife quem faz é você! Você não deve se adaptar aos óculos de uma grife porque ele é bonito, os óculos é que devem se adaptar ao seu rosto.
•        Eu recomendo que cada pessoa tenha dois ou três óculos diferentes. Um para o dia-a-dia, outro para eventos sociais e também o solar. Os óculos sociais podem ter mais personalidade, um charme a mais. No dia-a-dia, as pessoas preferem os mais discretos.
Agora que você conferiu todas as dicas sobre óculos, não precisa mais aturar aquele trambolho sem graça. Dê atenção especial para aqueles que vão emoldurar a janela da alma, os olhos.



0 comentários: